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MORADORA DENUNCIA O RECEBIMENTO DE CESTA BÁSICA ESTRAGADA NO CRAS DE SANTA MARIA

Uma moradora do Setor Habitacional Ribeirão de Santa Maria/DF denunciou o recebimento de uma cesta básica com produtos impróprios para o consumo. Segundo ela, a cesta que foi retirada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Maria continha itens que não estavam em condições de ser cozidos, além de conter bichos nas embalagens.



Maria Helena relatou que os alimentos estavam estragados e que em algumas embalagens havia bichos. “... veio uma cesta para mim no final do mês passado (janeiro/2020) cheia de gorgulho e bosta de rato”, denunciou Maria via áudio de whatsapp. Maria não poupou críticas: “Arroz com bichos, leite só o açúcar, carne podre e feijão que não amolece”; “Coloquei o feijão para cozinhar o dia todo no fogão de lenha, mas não cozinhou, então eu joguei para as galinhas”; “A carne estava tão podre que estava azul”; “O leite em pó diz que tem 1 Kg, mas só tem 400g”, reclamou Maria.



Segundo Maria, a única parte da cesta que se salvou foi a das verduras. “O saco de verdura não veio ruim não, pelo menos batata doce e limão veio à vontade” , explicou.



A moradora reclamou do fato de ter direito a apenas duas cestas básicas por ano, sendo uma em janeiro e outra em dezembro. “Só temos direito a duas cestas por ano e ainda uma vem estragada; isso é ajuda? ”, reclamou.



Maria informou que foi até o CRAS para reclamar, mas que não conseguiu o atendimento para o seu caso. “Eu levei o vídeo para mostrar para o Gerardo, que é o diretor do CRAS Santa Maria”, disse. Maria ainda tentou fazer a denúncia por telefone, mas a assistente social Vera disse que a denúncia tem que ser feita pela ouvidoria do GDF. Maria então procedeu com a denúncia via 162, que, segundo ela, foi registrada no dia 14 de fevereiro. Ela foi informada de que o caso seria encaminhado para o governador.



RESPOSTA DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL (SEDES)



A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) desconhece qualquer reclamação sobre a qualidade dos produtos oferecidos nas cestas. Ressalta que não há pedidos de troca e nem queixas à Ouvidoria da pasta.



Além disso, enfatiza que o Cras de Santa Maria não registrou, nos últimos meses, solicitação de troca ou reclamação da validade da cesta emergencial ou cesta verdade.



A secretaria controla os prazos de validade dos produtos. Nesta semana, por exemplo, determinou a troca de aproximadamente 40 cestas perto de vencer. Ainda assim, a pasta vai apurar eventuais reclamações que cheguem ao seu conhecimento e, caso seja constatada irregularidade, a empresa fornecedora será acionada para providenciar a substituição.



Vale ressaltar que, a partir da chegada do pedido ao setor de distribuição, as cestas são entregues em domicílio em até cinco dias. Quem constatar qualquer tipo de problema nos produtos deve procurar o Cras de sua região para efetuar a troca. A Sedes recomenda lavar as hortaliças da cesta verde antes do consumo.



A Secretaria de Desenvolvimento Social destaca que, somente em 2020, foram atendidos cerca de 7 mil pedidos de cestas emergenciais e verdes.




Publicado em: 23/02/2020 - 10:57:38
Redação: Fabricio SantaOnLine
Fotos: Fabricio SantaOnLine
Fonte: www.santaonline.com.br
Visualizações: 3583


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