Notícias de Santa Maria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA MARIA/DF
SECRETARIA DE CULTURA PUBLICA EDITAL PARA A ELEIÇÃO DOS CONSELHEIROS REGIONAIS DO GAMA E SANTA MARIA

Estão abertas as inscrições para as eleições dos Conselhos Regionais de Cultura do Gama e Santa Maria. Se inscreva no chamamento público para a escolha dos Conselheiros Regionais de Cultura da sua cidade para o triêncio 2021/2024.

O processo de eleição será online, incluindo as inscrições, habilitações, recursos, cadastro de eleitores, votação e resultados.

Cronograma:

Inscrição de candidaturas: 17 julho a 17 de agosto de 2020;

Diligências e habilitação das candidaturas válidas:  17 de agosto a 31 de agosto de 2020;

Divulgação das candidaturas habilitadas: 01 à 04 de setembro de 2020 às 22h00;

Recebimento de recursos: 07 a 11 de setembro de 2020

Divulgação das candidaturas válidas: 14 a 18 de setembro de 2020;

Realização das eleições On Line: 21 de setembro a 02 de outubro de 2020;

Homologação do resultado das eleições: 05 a 12 de outubro de 2020;

Publicação DODF dos Eleitos 13 outubro a 13 de novembro de 2020;

Posse WEB/Presencial 16 de novembro a 08 de janeiro de 2021;

Acesse o edital

Acesse os formulários: Formulários WordFormulários em PDF

Inscreva-se:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7LDTew-I-1cp_G1gTZzE3GEDUaooZQOhRreEYpESxLXzhxg/viewform

Dúvidas entre em contato por e-mail: conselhodecultura@cultura.df.gov.br

CARTA ABERTA

Brasília, 16 de julho de 2020

Assunto: Eleições 2020 dos Conselhos Regionais de Cultura do DF.

Aos interessados e integrantes do Sistema de Arte e Cultura do Distrito Federal:

O Conselho de Cultura do Distrito Federal vem a público informar que a partir do dia 17/07/2020, será lançado o regulamento da chamada pública para composição dos (as) representantes da sociedade civil nos Conselhos Regionais de Cultura do DF – triênio 2021/2024.

Os (as) candidatos (as) interessados (as) poderão se inscrever de 17 de julho a 17 de agosto de 2020. Reiteramos que todo o processo de eleição será online, incluindo as inscrições, habilitações, recursos, cadastro de eleitores, votação e resultados.

O Conselho de Cultura do Distrito Federal, por meio das parcerias e negociações realizadas junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, não tem medido esforços para garantir o funcionamento e existência política e social de uma das instâncias de participação mais importantes da sistemática do SAC/DF, os Conselhos Regionais de Cultura.

Entende-se que este tem sido um período difícil para o segmento cultural e para a continuidade de políticas públicas, em decorrência da necessidade de distanciamento e isolamento social impostos pela pandemia do coronavírus, e por isso, as escutas, diálogos e encontros passaram a ser virtuais, aumentaram de intensidade e frequência.

Chegou a hora de definir quem fala, delibera, defende e luta pela identidade cultural da sua região no Sistema de Arte e Cultura do DF em um formato inédito e de construção coletiva.

Todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal precisam ser envolvidas neste processo, e para tal, todos seremos multiplicadores de informação e sensibilizadores daqueles (as) que tem perfil e interesse em se candidatar a função de Conselheiro (a) Regional de Cultura.

É um momento para unirmos forças para que este processo chegue ao máximo de pessoas e comunidades, vamos juntos multiplicar o conhecimento de como eleger um (a) Conselheiro (a) Regional de Cultura, o que ele faz, quais são os benefícios e impactos em uma comunidade.

Contando com a compreensão de todos(as), os membros do Conselho de Cultura do DF reiteram o comprometimento com a realização das eleições 2020 de todos os Conselhos Regionais de Cultura com mandatos já vencidos.

Este é um processo que está sendo desenvolvido para atendimento às premissas de participação social no DF, princípios jurídicos e administrativos exigidos pela Lei Complementar nº 934/2017 e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

 

Wellington Abreu

Presidente do Conselho de Cultura do DF

---------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre o Conselho de Cultura do Distrito Federal

Segundo a Lei Orgânica da Cultura – Lei nº 934, de 07 de dezembro de 2017, Artigo 10, o Conselho de Cultura do Distrito Federal – CCDF, é um órgão colegiado deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador, com composição paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil, constitui o principal espaço de articulação e participação social de caráter permanente na estrutura do SAC-DF. A Secretaria de Cultura presta apoio técnico e administrativo ao CCDF.

O CCDF é paritário, composto de representantes do Poder Público e representantes da sociedade civil, com as seguintes competências:

I – normatizar, coordenar e garantir a operacionalização do CCDF e suas demais instâncias;
II – propor políticas, programas e diretrizes, formular subsídios e acompanhar e avaliar as políticas públicas de cultura do Distrito Federal;
III – avaliar ações e metas consolidadas no Plano de Cultura do Distrito Federal, conforme as diretrizes consolidadas nas conferências de cultura do Distrito Federal;

IV – deliberar sobre programas, processos e ações que lhe forem submetidos, inclusive pela Secretaria de Cultura.

O Conselho de Cultura do Distrito Federal possui as seguintes instâncias descentralizadas:

I – Conselhos Regionais de Cultura – CRC;
II – Comitês Macrorregionais de Cultura – CMC.

Os conselheiros titulares e suplentes do CCDF são designados pelo Governador e têm mandato de 3 anos.

Os conselheiros dos CRC são designados pelo Secretário de Estado de Cultura e têm mandato de 3 anos.

A competência de designação de que trata os conselheiros titulares e suplentes do CCDF pode ser delegada ao Secretário de Estado de cultura.

 COMPOSIÇÃO GESTÃO

Da presidência 2019 – 2021

Presidente – Wellington Abreu

Vice – Presidente – Sol Montes

Conselheiros (as)

Representação 2019 – 2022

Wellington Abreu – Sociedade Civil Geral Titular

Sol Montes – Governo Titular

Divino Gomes – Sociedade Civil Geral Titular

Erica Lewis – Governo Titular

Elizabeth Fernandes – Governo Titular

Fernanda Morgani – Sociedade Civil Economia Criativa Titular

Iara Alves – Sociedade Civil Políticas Afirmativas Titular

Janine Carvalho – Sociedade Civil Primeira Suplente

Rita Andrade – Sociedade Civil Segunda Suplente


Publicado em: 24/07/2020 - 13:27:30
Redação: Fabricio SantaOnLine
Fotos: Fabricio SantaOnLine
Fonte: www.santaonline.com.br
Compartilhar:


Cercado de otimismo, chegou Ravi Garreto Pinheiro, o primeiro bebê nascido em 2021 em uma das unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Ele nasceu de parto normal no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) à 1h49 desta sexta-feira (1º). Ele é o terceiro filho da dona de casa Jeisy Silva Garreto Pinheiro, de 33 anos. Em 2020, foram 4.027 partos no HRSM. O pequeno Ravi nasceu saudável, de parto normal, com idade gestacional de 34 semanas e 3 dias, pesando 2.460g e 44 centímetros de comprimento. De acordo com a mãe, as dores começaram por volta das 21h de quinta-feira (31), se intensificaram perto das 23h e ela foi encaminhada para o hospital em torno das 00h30 desta sexta-feira para dar à luz. “Para mim foi uma surpresa dar à luz o Ravi na virada de ano, não estava esperando isso”, comentou Jeisy. A data ficará marc...
Ver Mais
Compartilhar:

Cercado de otimismo, chegou Ravi Garreto Pinheiro, o primeiro bebê nascido em 2021 em uma das unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Ele nasceu de parto normal no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) à 1h49 desta sexta-feira (1º). Ele é o terceiro filho da dona de casa Jeisy Silva Garreto Pinheiro, de 33 anos. Em 2020, foram 4.027 partos no HRSM. O pequeno Ravi nasceu saudável, de parto normal, com idade gestacional de 34 semanas e 3 dias, pesando 2.460g e 44 centímetros de comprimento. De acordo com a mãe, as dores começaram por volta das 21h de quinta-feira (31), se intensificaram perto das 23h e ela foi encaminhada para o hospital em torno das 00h30 desta sexta-feira para dar à luz. “Para mim foi uma surpresa dar à luz o Ravi na virada de ano, não estava esperando isso”, comentou Jeisy. A data ficará marcada por ser sempre motivo de dupla comemoração. “Estou feliz que ele tenha vindo dessa forma, trazendo a esperança de dias melhores ao novo ano que se inicia”, celebrou. Cuidados De acordo com a pediatra Cíntia Sant Ana Cardoso, que há um ano é chefe do serviço de neonatologia do HRSM, o cuidado com o recém-nascido começa desde o pré-natal. “Ao descobrir a gestação, a mãe deve fazer to...
Ver Mais

Compartilhar:
O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) regularizou a oferta de tomografias nessa terça-feira (15). O serviço estava suspenso desde 4 de dezembro, depois de uma das centrais de refrigeração da unidade de saúde apresentar problemas. Para retomar os atendimentos, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que administra o HRSM, instalou um ar-condicionado split na sala de tomografia. Assim, os exames podem ser feitos em condições adequadas e sem risco de danificar o tomógrafo da unidade. “É importante esclarecer que o nosso tomógrafo jamais esteve quebrado. O que fizemos foi interromper o funcionamento dele por medida de segurança”, explicou o gerente de Apoio Diagnóstico Terapêutico do HRSM, Ubirajara Silveira. Ele ressaltou que, nesse período, os pacientes não ficaram desassistidos. “Encaminhamos os usuár...
Ver Mais
Compartilhar:

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) regularizou a oferta de tomografias nessa terça-feira (15). O serviço estava suspenso desde 4 de dezembro, depois de uma das centrais de refrigeração da unidade de saúde apresentar problemas. Para retomar os atendimentos, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que administra o HRSM, instalou um ar-condicionado split na sala de tomografia. Assim, os exames podem ser feitos em condições adequadas e sem risco de danificar o tomógrafo da unidade. “É importante esclarecer que o nosso tomógrafo jamais esteve quebrado. O que fizemos foi interromper o funcionamento dele por medida de segurança”, explicou o gerente de Apoio Diagnóstico Terapêutico do HRSM, Ubirajara Silveira. Ele ressaltou que, nesse período, os pacientes não ficaram desassistidos. “Encaminhamos os usuários que necessitavam do exame para outros hospitais da rede pública.” O tomógrafo é sensível a altas temperaturas e precisa de um ambiente bem refrigerado para operar corretamente. “O ar-condicionado central apresentou problemas no dia 1º. Até o dia 4, estávamos fazendo três exames e precisando desligar para ele esfriar. Optamos, então, por suspender o serviço para evitar que o tomógrafo se danificasse&rdquo...
Ver Mais

Compartilhar:
Operação conjunta da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) encerrou uma festa clandestina de Réveillon, na madrugada desta sexta-feira (1º/1), no Setor de Chácaras de Santa Maria. Segundo a polícia, o evento reunia cerca de 1,5 mil pessoas. De acordo com a corporação, a comemoração de Ano-Novo ocorreu no estabelecimento Bakuk Rancho e Lazer, na região entre a DF-290 e a BR-040. Muitos dos participantes estavam sem máscara. Veja, abaixo, as imagens da aglomeração registradas pela PMDF: O Metrópoles entrou em contato com o Bakuk Rancho e Lazer, mas a pessoa que atendeu o telefone, que não se identificou, não quis comentar o caso. A reportagem tentou contato novamente, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto para eventual manifestação post...
Ver Mais
Compartilhar:

Operação conjunta da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) encerrou uma festa clandestina de Réveillon, na madrugada desta sexta-feira (1º/1), no Setor de Chácaras de Santa Maria. Segundo a polícia, o evento reunia cerca de 1,5 mil pessoas. De acordo com a corporação, a comemoração de Ano-Novo ocorreu no estabelecimento Bakuk Rancho e Lazer, na região entre a DF-290 e a BR-040. Muitos dos participantes estavam sem máscara. Veja, abaixo, as imagens da aglomeração registradas pela PMDF: O Metrópoles entrou em contato com o Bakuk Rancho e Lazer, mas a pessoa que atendeu o telefone, que não se identificou, não quis comentar o caso. A reportagem tentou contato novamente, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto para eventual manifestação posterior do estabelecimento. ...
Ver Mais

Compartilhar:
Confira abaixo as fotos da Final da Copa Santa Maria Fut 7 ...
Ver Mais Ver FOTOS
Compartilhar:

Confira abaixo as fotos da Final da Copa Santa Maria Fut 7 ...
Ver Mais Ver Fotos

Compartilhar:


QUADROS FIXOS - O QUE DESEJA ACHAR?
Busque e encontre ofertas de produtos e serviços de empresas em SANTA MARIA e do Distrito Federal
Acesse
Confira os diversos produtos anunciados e dê seu lance. Você também pode anunciar para que outros comprem
Acesse
Confira aqui as coberturas fotográficas dos diversoas eventos, atividades e acontecimentos pela cidade
Acesse
Acompanhe diariamente a seção de notícias e fique por dentro de tudo que acontece em SANTA MARIA
Acesse
Registre reclamações, denuncias, solicitações e elogios sobre os serviços do GDF em Santa Maria
Acesse
Confira aqui a agenda dos próximos eventos, atividades e diversos acontecimentos pela cidade
Acesse
Confira aqui a listagem completa dos telefones e endereços dos órgãos públicos da cidade
Acesse
Encontre as empresas de Santa Maria que fazem entregas no conforto do seu lar, basta ligar ou mandar um zap
Acesse
Confira as opções de gastronomia em Santa Maria. São pizzarias, bares, restaurantes e muito mais
Acesse
Encontre os parlamentares e as destinações de suas emendas para obras e serviços em Santa Maria
Acesse
Conheça as Líderanças Comunitárias de Santa Maria e deixe suas notas e comentários para eles
Acesse
Confira aqui o histórico dos administradores que representaram Santa Maria desde o início da cidade
Acesse
Encontre pessoas e instituições da cidade para fazer doações de alimentos e produtos diversos
Acesse
Acompanhe a atualização diária do preço da gasolina em Santa Maria, veja o gráfico da semana
Acesse
Confira a atualização diária dos casos de COVID-19 em SANTA MARIA e as mortes em decorrencia da transmissão
Acesse
Para anunciar sua empresa em nosso sistema de divulgação, entre em contato pelo telefone (61) 99403-1220
Acesse
Entre em contato com a equipe do SantaOnLine para solicitar maiores informações e sugerir publicações
Acesse
www.acheisantamaria.com.br Wildcard SSL Certificates