(Fotos) Leandro Grass propõe qualificação para agentes culturais de Santa Maria angariar recursos públicos

(Fotos) Leandro Grass propõe qualificação para agentes culturais de Santa Maria angariar recursos públicos
Na tarde deste sábado, 26 de julho, integrantes do movimento cultural de Santa Maria participaram de uma importante reunião com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass. O encontro reuniu aproximadamente 30 artistas/produtores de cultura da cidade e foi realizado no Galpão Cultural de Santa Maria, localizado ao lado do restaurante comunitário.

A reunião teve por objetivo ouvir demandas da comunidade artística local, além de fomentar o diálogo sobre políticas públicas de valorização da cultura. Os artistas apresentaram dúvidas, sugestões e reivindicações, destacando temas como:
* Valorização da cultura local;
* Falta de remuneração digna para artistas da região;
* Ausência de interação contínua entre o poder público e os fazedores de cultura;
* Necessidade de apoio técnico para elaboração de projetos culturais;
* Entre outros.

Em resposta, Leandro Grass compartilhou parte de sua trajetória ligada à cultura e falou sobre a importância de criar projetos para captação de recursos por meio de mecanismos como o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Lei Rouanet e outros financiamentos públicos.

Uma das propostas foi a criação de um banco de projetos culturais da cidade. A ideia visa organizar e dar visibilidade às iniciativas da comunidade, facilitando o acesso a editais e recursos. Leandro também sugeriu a capacitação de agentes culturais de Santa Maria, com o objetivo de profissionalizar o setor e ampliar as possibilidades de inserção dos artistas nos circuitos de fomento à cultura.

Como encaminhamento, ficou acertado que o movimento irá agendar uma nova data para a realização de oficinas de criação de projetos, com foco na profissionalização dos agentes culturais e na busca de verbas públicas para suas iniciativas.

O encontro foi marcado pelo espírito colaborativo e pela escuta ativa das necessidades da comunidade artística, reforçando o compromisso com a construção de políticas públicas participativas e efetivas para o setor cultural.
Comentários (deixe o seu)
Os novos comentários são avaliados e publicados até 24 horas
Galeria de Fotos
0%
Carregando mais fotos...
Atualizado em: 26/07/2025 19:08:43
Redação: Fabricio Marinho
Fotos: Fabricio Marinho
Fonte: www.acheisantagama.com.br
Visualizações: 361




Achei Santa Gama

www.acheisantagama.com.br - Santa Maria/Gama - DF, Brasil acheisantagama@gmail.com

Desde 2023 Achei Santa Gama - Todos os direitos reservados.