BRASÍLIA RECEBE ATIVIDADES PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Como parte de campanha mundial pelo fim da violência contra a mulher, o governo de Brasília promove, até 10 de dezembro, atividades sobre o tema que vão desde palestras e seminários até debates e oficinas. A programação é organizada pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Nesta quinta-feira (24), o seminário Luiza Bairros: feminicídio e a questão racial vai abordar dados que apontam mulheres negras como principal alvo de assassinatos no Brasil. Em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), o evento também faz parte da programação do Mês da Consciência Negra.

Especialistas e grupos da sociedade civil vão construir propostas de políticas públicas de enfrentamento ao racismo e à violência contra a mulher, a partir das 8 horas, no IFB da Estrutural. Luiza Bairros foi uma intelectual e ativista do movimento negro, ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil entre 2011 e 2014.

As atividades no DF são norteadas pela campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, promovida pela ONU em 160 países
A Casa da Mulher Brasileira, centros de referência de atendimento à mulher e a Associação Vanessa Ribeiros fazem cinco oficinas de afirmação do feminismo, com a Trupe Argonautas, em 28 de novembro e em 2, 3, 5 e 7 de dezembro, na sede da associação, na 702/703 Norte.

Outras unidades da Rede de Proteção à Mulher do Distrito Federal, a exemplo do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desenvolveram quatro debates sobre as ferramentas de prevenção e combate à violência contra as mulheres. Eles vão ocorrer na Escola Classe 1 de Santa Maria, no Centro Comunitário São Lucas, em Ceilândia, no campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília e na Estação 102 do metrô, em 25 de novembro e 1º de dezembro.

As atividades no DF são norteadas pela campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 160 países.

Lançamento do glossário sobre direitos humanos das mulheres
Em 29 de novembro, a partir das 16h30, a Funarte receberá shows, debates e atividades culturais e de economia solidária. A organização é das Nações Unidas em parceria com o governo de Brasília.

Na ocasião, será lançado o Glossário dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e de Posicionamento da ONU sobre os Direitos Humanos das Mulheres no Brasil. A ação ainda vai contar com a Associação Indígena dos Estudantes da Universidade de Brasília (UnB), o Centro de Estudos Feministas e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Em 6 de dezembro, será exposto o plano de ação do governo local para a campanha He For She (Ele por Ela) da ONU, no Palácio do Buriti.

Programação de campanha pelo fim da violência contra a mulher
24 de novembro (quinta-feira)
Seminário Luiza Bairros: feminicídio e questão racial
Das 8 às 17 horas
No Instituto Federal de Brasília — campus Cidade Estrutural
 
25 de novembro (sexta-feira)
Debate
Às 16h30
No Centro Comunitário São Lucas (QNM 33 Módulo A, Área Especial, Ceilândia Sul)
 
Debate
Às 11 horas
Na Estação do metrô 102 Sul
 
28 de novembro e 2, 3, 5 e 7 de dezembro
Oficinas de afirmação do feminismo com Trupe Argonautas
Às 13h15
Na Associação Vanessa Ribeiro (702/703 Norte)
 
29 de novembro (terça-feira)
Tenda dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres (evento com a ONU Mulheres)
Das 16h30 às 20h30
Na Funarte (Eixo Monumental)
 
1º de dezembro (quinta-feira)
Debate
Às 15 horas
Na Escola Classe número 1 (Condomínio Porto Rico, Quadra 17, Lote 14, Terceira Etapa, Santa Maria)
 
Debate
Às 15 horas
No IFB Planaltina (DF-128, km 21, zona rural de Planaltina)
 
6 de dezembro (terça-feira)
Campanha He for She (Dia Mundial de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres)
Das 9 horas às 11h30
No Salão Nobre do Palácio do Buriti


Publicado em: 24/11/2016 - 14:40:29
Redação: AGÊNCIA BRASÍLIA
Fonte: AGÊNCIA BRASÍLIA
Visualizações: 7199


Ir para a listagem de noticia