Notícias atualizadas diariamente | Fale Conosco

publicidade

CED 310 DE SANTA MARIA FICA EM SEGUNDO LUGAR E GANHA 30 MIL PARA INVESTIR NA ESCOLA

Com um projeto "Quem ama cuida", voltado para a valorização do Patrimônio Público, o Centro Educacional 310 de Santa Maria ficou em segundo lugar no Prêmio Escola de Atitude. A iniciativa contou com a participação de 104 escolas públicas, 4 mil alunos e 290 professores. As ações ocorreram dentro das escolas no segundo semestre de 2017.



No Centro Educacional 310 de Santa Maria, o projeto focou na valorização do patrimônio público. “A gente entrou para trazer melhorias para a escola. Passamos a maior parte do dia aqui, e é importante ter um local arrumado, com acessibilidade e que seja bem-visto por todos”, conta Maria Eduarda, aluna do 1º ano do ensino médio. Um painel com mensagens positivas em relação à escola foi afixado na entrada. O intuito é que os alunos criem um laço afetivo com o lugar onde estudam. Além do mural, os estudantes recolhem materiais recicláveis para arrecadar verba destinada a manutenções pontuais.



Os alunos também foram estimulados a fazer auditoria nas escolas participantes para levantar informações sobre os problemas existentes, identificar suas causas e buscar soluções. O objetivo é estimular a cidadania ativa nos jovens.



A iniciativa integra o projeto Controladoria na Escola, da Controladoria-Geral do DF. Por uma semana, cerca de 4 mil alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do médio fiscalizaram salas de aula, biblioteca, merenda, secretaria, quadras e demais áreas de 104 unidades participantes. Os espaços interno e externo da escola foi avaliado por meio do aplicativo Monitorando a Cidade. Os problemas detectados foram trabalhados com a comunidade escolar para melhor solucioná-los. 



Professora de português e coordenadora do projeto, Margareth de Brito Alves destaca que a conscientização dos alunos do centro já era trabalhada em sala de aula antes mesmo do prêmio. “Queremos despertar um olhar de valorização pelo espaço da escola”, sustenta.



A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu na manhã do dia 8 de dezembro, sexta-feira, no Museu da República. Foram premiadas as instituições que cumpriram todas as atividades previstas no 1º Prêmio Escola de Atitude e se destacaram por adotar ações que mudaram o ambiente escolar.



Os professores-orientadores do projeto das dez escolas vencedoras receberão bolsas de mestrado e especialização, oferecidas pelo Fundo Pró-Gestão, da Escola de Governo do DF.



Para o controlador-geral do DF, Henrique Ziller, que visitou 12 escolas participantes do prêmio, o que mais chamou a sua atenção foi a capacidade de os alunos entenderem o objetivo do projeto. “Essa é a melhor maneira de lutar contra a corrupção. Quando o cidadão entende que o bem público lhe pertence, ele cuida”, ressaltou Ziller.



Como funciona o Prêmio Escola de Atitude

As atividades foram divididas em etapas. No primeiro momento, os professores das instituições inscritas foram capacitados para a orientação dos alunos nas ações do projeto.



Para avaliar o estado em que se encontra cada unidade de ensino, estudantes responderam a questionários de avaliação das estruturas, das aulas e dos ambientes próximo aos colégios. Com os problemas apontados, cada escola vai preparar um desafio a ser executado pelos alunos, de modo a mudar algum aspecto da realidade escolar.



A última etapa consistiu na realização de uma prova especial, que foi divulgada em novembro, às vésperas da execução da tarefa pelas equipes. A soma da pontuação das atividades definiu as escolas vencedoras do projeto.



No total, R$ 140 mil foram distribuídos entre as dez primeiras classificadas. O valor deve ser investido na unidade de ensino. Além disso, três professores orientadores de cada escola vencedora receberão bolsas de pós-graduação, oferecidas pelo Fundo Pró-Gestão, da Escola de Governo do DF.



 



Escolas vencedoras do 1º Prêmio Escola de Atitude



1º – Centro Educacional 14 de Ceilândia



2º – Centro Educacional 310 de Santa Maria



3º – Centro de Ensino Fundamental 3 de Planaltina



4º – Centro Educacional Gesner Teixeira (Gama)



5º – Centro de Ensino Fundamental Pipiripau (Planaltina)



6º – Centro de Ensino Fundamental Miguel Arcanjo (São Sebastião)



7º – Centro Educacional São Bartolomeu (São Sebastião)



8º – Centro Educacional Taquara



9º – Centro Educacional 4 de Taguatinga



10º – Centro de Ensino Fundamental do Bosque (São Sebastião)




Publicado em: 30/12/2017 - 19:18:32
Redação: Fabricio Marinho Rodrigues de Oliveira
Fotos: Fabricio Marinho Rodrigues de Oliveira
Fonte: www.santaonline.com.br
Visualizações: 6476






Ir para a listagem de noticia


------ PUBLICIDADE ------
ACHEI MÓVEIS USADOS
Endereço: CL 201 Lote C Loja 3 - Santa Maria Sul/DF
Telefone: (61)99403.1220
Atendimento: Segunda a Sexta de 8:00 às 18:00 e Sábado de 8:00 às 12:00
E-mail: acheimoveisusados@gmail.com
Site: www.acheimoveiusados.com.br
Instagram: @Achei Móveis Usados
Localização: https://maps.app.goo.gl/R4Ru7SXCHDtwvbBC9


Algumas fotos da empresa


Fale com Achei Móveis Usados via Whatsapp