log notícia criado com sucesso! Lago Sul e Santa Maria lideram rankings de economia de água no DF Lago Sul e Santa Maria lideram rankings de economia de água no DF
Notícias atualizadas diariamente | Fale Conosco

publicidade

LAGO SUL E SANTA MARIA LIDERAM RANKINGS DE ECONOMIA DE ÁGUA NO DF

Consumo na capital caiu 9,2% de 2016 para 2017, aponta levantamento. Uso racional deve ser mantido, pede Caesb.



primeiro ano de racionamento de água no Distrito Federal deu resultado: o consumo na capital em 2017 caiu 9,2% em relação a 2016, segundo levantamento do G1 a partir dos dados da Agência Reguladora das Águas do DF (Adasa).



Em 2016, cada unidade de consumo da capital federal gastou, em média, 11,9 metros cúbicos de água. No ano passado, caiu para 10,8 metros cúbicos por unidade.



Mesmo com o bom comportamento recente da população e o aumento do nível dos reservatórios, não é hora de começar a gastar mais água. "É o momento de continuar fazendo uso racional da água", diz o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Maurício Luduvice.



No Lago Sul



A redução de consumo é impulsionada pelo menor gasto em casas e apartamentos – as ligações residenciais são maioria no Distrito Federal.



A maior queda proporcional foi testemunhada no Lago Sul: 16,1%. O gasto de água dos imóveis da região diminuíram de 3,98 milhões para 3,34 milhões de metros cúbicos.



Uma das responsáveis pela economia é a dona de casa Maria José Valença. Ela tem uma casa com quatro quartos e cinco banheiros. Além disso, cuida de cachorros, plantas e uma piscina. Mesmo assim, a conta não passa de R$ 113.



"Nós ligamos a máquina de lavar ao menos três vezes por semana e aproveitamos toda essa água para lavar as áreas de serviço, o jardim e a garagem. Também aparamos a água da chuva em baldes. É água limpa para as plantas", ensina.



Em Ceilândia, região administrativa com o maior consumo absoluto no Distrito Federal, a redução na área residencial foi de 12,9% – a queda nas casas e apartamentos da região foi de 16,61 milhões para 14,29 milhões.



Destaque para Santa Maria



Entre as unidades comerciais, a maior redução de gasto foi notada em Santa Maria. A diminuição de 18,3% significou que o consumo caiu de 1,61 milhão para 1,31 milhão de metros cúbicos de um ano para o outro.



A região com a maior concentração de imóveis comerciais é o Plano Piloto. Lá, foi registrada uma diminuição de 10,1% no consumo – queda de 5,95 para 5,35 milhões de metros cúbicos de água.



Para a indústria, a maior economia foi testemunhada em Taguatinga: 56,5%. A região administrativa concentra o maior número de ligações neste setor no Distrito Federal. O consumo de água em 2017 foi de 142,2 mil metros cúbicos.




Publicado em: 27/02/2018 - 08:54:01
Redação: Por Braitner Moreira e Bárbara Lins, G1 DF e TV Globo
Fotos: Por Braitner Moreira e Bárbara Lins, G1 DF e TV Gl
Fonte: Por Braitner Moreira e Bárbara Lins, G1 DF e TV Globo
Visualizações: 5120


Ir para a listagem de noticia


------ PUBLICIDADE ------
ACHEI MÓVEIS USADOS
Endereço: CL 201 Lote C Loja 3 - Santa Maria Sul/DF
Telefone: (61)99403.1220
Atendimento: Segunda a Sexta de 8:00 às 18:00 e Sábado de 8:00 às 12:00
E-mail: acheimoveisusados@gmail.com
Site: www.acheimoveiusados.com.br
Instagram: @Achei Móveis Usados
Localização: https://maps.app.goo.gl/R4Ru7SXCHDtwvbBC9


Algumas fotos da empresa


Fale com Achei Móveis Usados via Whatsapp