PORTO RICO : DO PAPEL PARA A REALIDADE

“Quando o gestor tem compromisso com a população as coisas acontecem”.

*Vital Furtado

Porto Rico, desde os anos de sua fundação teve um crescimento incipiente e irregular. A sua ocupação se deu de forma desordenada devido a ganância de especuladores e grileiros da própria região, cujo objetivo era ganhar dinheiro co m a venda irregular dos lotes, para pessoas que tinham o desejo de ter um endereço, independente  de implantação de serviços essenciais ou não. Queriam mesmo era um lugar para morar.

Esta situação somente veio a tomar rumos diferentes quando governos passados resolveram intervir em favor da população e ordenaram aos ocupantes dos lotes que não pagassem mais um centavo sequer a quem quer que fosse, até que a área fosse regularizada e passasse a receber as benfeitorias por parte do  Governo Local.
Só que por longos 20 anos, Porto Rico foi marcado pela falta de sane amento básico, enfim, toda a infra- estrutura que uma população precisa. A bem da verdade, a comunidade havia sido beneficiada apenas com  uma escola de ensino fundamental, porém, continuavam convivendo com o esgoto a céu aberto, poeira na época da seca e muita lama no período chuvoso.
Apesar dos esforços dos ex-administradores Ricardão, Marcinho e Erivaldo, Porto Rico veio contemplar suas conquistas de direito e de fato na gestão de Hugo Gutemberg.


HUGO ESTÁ FAZENDO UMA GESTÃO COM A SUA CARA.
 
Tão logo assumiu o comando político administrativo de Santa Maria, Hugo Gutemberg teve os olhos voltados para  as necessidades da comunidade, reivindicações por benfeitorias e atenção redobrada para dotar o Porto Rico de toda Infra Estrutura necessária.
Inclusive, este que vos escreve opinou sobre as velhas promessas que teriam de ser resolvidas a qualquer custa por sua gestão, e ainda opinando, por que não fazer uma gestão com a sua cara, ou seja;Transparente, responsável com todo carinho e respeito pela comunidade de Porto Rico?
Seguindo os conselhos sugeridos por formadores de opiniões, empresários e algumas lideranças que querem o bem da cidade, Hugo Gutemberg partir para o princípio de que um administrador Novo deveria implantar também uma forma nova de administrar. Arregaçou as mangas com sua equipe e partiu em busca de recursos que contemplassem definitivamente a pavimentação asfáltica do Porto Rico como um todo.
De braços dados com os principais segmentos da cidade e com as duas lideranças do Porto Rico, Joana e Terezinha que, juntas, aço contrário do que muitos pensam, não disputaram o co mando do Porto Rico, mas, sim, se aliaram ao administrador Hugo Gutemberg pelo bem comum da comunidade a qual elas representam e, juntos, partiram em busca das realizações,  conseguindo com que o Governador Rodrigo Rollemberg destinasse R$ 29,1 milhões, para a infra estrutura do Setor Habitacional Ribeirão, conhecido como Condomínio Porto Rico. 

 


PORTO RICO  DE “CARA NOVA” COM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

      Cumprindo compromisso com a população, na manhã do sábado (30/06), Lá estavam Hugo Gutemberg e o Governador Rodrigo Rollemberg  entregando aos moradores daquela localidade,  15 quilômetros (km) de rede drenagem, 19,5 km de pavimentação asfáltica, 45 mil metros quadrados (m²) de calçadas e 38 mil m² de meios-fios. As benfeitorias contemplarão cerca de 20 mil moradores, garantindo assim melhor qualidade de vida a comunidade, bem como a melhoria de serviços básicos e do comércio.
Para Terezinha e Joana D’arc, o asfalto é uma melhora na qualidade de vida. Sem a poeira de antes, as crianças deixam de ter doenças respiratórias na seca e diarréia nas chuvas. O comércio, por sua vez, fica mais apto a receber seus clientes”, observaram as duas líderes Comunitárias
É certo que ainda existem algumas demandas a serem cumpridas devido a pendências judiciais. Porém, as obras foram executadas em lotes, tais como:. Lotes 1, 2, 3, 4, 5 e 6 — para a execução. Apenas o Lote 3, onde não existem casas, aguarda decisão judicial, relativa a pendências fundiárias na região, para início das obras de infra-estrutura.
Já as obras de infra-estrutura em cinco ruas do setor habitacional — que não estavam previstas no escopo original —, próximo à bacia de detenção, está em fase de estudos e projetos.
As obras que foram iniciadas  em julho de 2016 criaram aproximadamente 115 empregos diretos e outros 330 indiretos.
       As dificuldades para se administrar uma cidade são muitas, mas quando o gestor tem compromisso com a população as coisas acontecem. Com torcida ou sem torcida, com oposição ou sem oposição, o certo é  que, com dedicação, compromisso, carinho e respeito de Hugo Gutemberg para com a comunidade, fez com que essas realizações mudassem  a cara do Porto Rico.


*Vital Furtado é Jornalista, escritor, historiador de Santa Maria e amigo de quem quer o bem da cidade.


Publicado em: 11/07/2018 - 17:05:05
Redação: Fabricio SantaOnLine
Fonte: www.santaonline.com.br
Visualizações: 4596


Ir para a listagem de noticia