Administração cria comissão voltada para a atenção ao Patrimônio Imobiliário Público de Santa Maria

No dia 22 de fevereiro a Administração Regional de Santa Maria constituiu a Comissão de Gestão de Patrimônio Imobiliário - CGPI, com a finalidade de desenvolver ações integradas, em atenção aos princípios da eficiência, da eficácia, da efetividade e da economicidade, e maior conhecimento do uso e da ocupação dos imóveis públicos.

Os servidores designados para compor a referida comissão são: o titular da Coordenação de Administração Geral (COAG), na condição de Agente Setorial Patrimonial e na qualidade de Presidente; o titular do Núcleo de Material e Patrimônio (NUMAP), na condição de Agente Responsável pelo Patrimônio Imobiliário (RPI) e eventual substituto do Presidente; o titular da Coordenação de Licenciamento de Obras e Manutenção (COLOM), na condição de Agente Responsável pela Manutenção Predial (RMP).

A presente comissão terá atuação nos termos do Decreto nº 39.536 de 18 de dezembro de 2018 (abaixo), sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, e sob a subordinação administrativa e controle hierárquico dessa Administração Regional - RA-XIII.

 

DECRETO Nº 39.536, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

Dispõe sobre a estrutura de gestão do patrimônio imobiliário no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, no que couber, do Distrito Federal e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 100, incisos VII, X, XXI e XXVI da Lei Orgânica do Distrito Federal, DECRETA:

Art. 1º Fica delegada competência ao Órgão responsável pela elaboração da política de planejamento, orçamento e gestão para regulamentar, normatizar, coordenar, implementar, orientar, supervisionar e apoiar a política de gestão dos bens patrimoniais imobiliários do Distrito Federal.

Art. 2º A política de gestão patrimonial imobiliária será gerida em cooperação, colaboração e com vínculos dos entes Administração Direta e Indireta do Distrito Federal em forma da Rede Integrada de Gestão do Patrimônio Imobiliário.

Parágrafo único. A Rede Integrada de Gestão do Patrimônio Imobiliário terá atuação sobre os imóveis que se encontram nas seguintes condições:

I - Próprios;

II - Em processo de aquisição;

III - Cedidos por terceiros;

IV - Locados;

V - Que se tem simplesmente a posse.

Art. 3º A Rede Integrada de Gestão do Patrimônio Imobiliário do Distrito Federal (RIGPI/DF) será composta por:

I - Unidade de Governança do Patrimônio Imobiliário (UGPI);

II - Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão;

III - Comissão de Gestão de Patrimônio Imobiliário (CGPI).

Art. 4º A Unidade de Governança do Patrimônio Imobiliário (UGPI), órgão colegiado, deliberativo da política de gestão imobiliária será composto pelos titulares dos seguintes órgãos:

I - Órgão responsável pela elaboração da política de planejamento, orçamento e gestão;

II - Órgão responsável pela elaboração da política de gestão do território e habitação;

III - Casa Civil do Distrito Federal;

IV - Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal - SEF;

V - Procuradoria Geral do Distrito Federal - PGDF.

§ 1º A Unidade de Governança do Patrimônio Imobiliário (UGPI) terá como órgãos consultivos, que poderão ser convocados para discussão das matérias em exame, sem direito de voto, os titulares dos seguintes órgãos e unidade:

I - A Companhia Imobiliária de Brasília - TERRACAP;

II - Companhia Habitacional do Distrito Federal - CODHAB;

III - Subsistema de Patrimônio do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Distrital;

IV - Órgão responsável pela gestão das Regiões administrativas.

§ 2º A Unidade de Governança do Patrimônio imobiliário (UGPI) pode convidar para participar de suas sessões, sem direito de voto, o titular da Pasta ou seu representante legal, para contribuir com a deliberação de matérias relativas a permutas, permissões e concessões de uso.

§ 3º A Unidade de Governança do Patrimônio imobiliário (UGPI) pode convidar para participar de suas sessões, sem direito de voto, servidores que, por seus conhecimentos e experiência profissional, possam contribuir para a discussão das matérias em exame.

§ 4º A Unidade de Governança do Patrimônio Imobiliário (UGPI) é presidida pelo titular do Órgão responsável pela elaboração da política de planejamento, orçamento e gestão .

§ 5º A Unidade de Governança do Patrimônio Imobiliário (UGPI) deve se reunir ordinariamente uma vez por mês e, extraordinariamente, quando necessário.

§ 6º Os Conselheiros titulares deverão nomear seus suplentes por meio de ato próprio.

§ 7º Cabe aos suplentes substituir os titulares nos seus impedimentos e ausências.

Art. 5º Compete à Unidade de Governança do Patrimônio Imobiliário:

I - representar a política de gestão dos bens patrimoniais imobiliários do Distrito Federal no âmbito político-administrativo;

II - recomendar ao Governador do Distrito Federal, as decisões relativas aos imóveis próprios referentes a compras, alienações e permutas, sem prejuízo da permissão legislativa, no que couber;

III - discutir e deliberar as questões referentes as cessões de qualquer natureza e destinações do patrimônio imobiliário do Distrito Federal;

IV - definir regras para utilização de imóveis de terceiros, principalmente quando se tratar de ato oneroso, como as locações, que devem merecer atenção especial e rigoroso controle de sua necessidade e custos;

V - discutir e deliberar quanto a propostas que envolvam o patrimônio imobiliário do Distrito Federal, no que tange a transferência de posse, de qualquer imóvel, para ente privado;

VI - promover a integração da política patrimonial imobiliária do Distrito Federal com as demais políticas globais e setoriais do governo;

VII - baixar instruções sobre assuntos de sua competência, divulgando as normas e diretrizes de modo a alcançarem todos os órgãos integrantes da Rede Integrada de Gestão do Patrimônio Imobiliário e os responsáveis por suas atividades operacionais;

VIII - elaborar seu Regimento Interno no prazo de até 60 dias após a publicação deste Decreto;

IX - acompanhar e avaliar os trabalhos da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão;

X - prezar pela gestão eficiente e econômica do patrimônio imobiliário do Distrito Federal.

Art. 6º A Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão tem competência no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Distrito Federal para:

I - orientar e acompanhar a execução da política de gestão dos bens patrimoniais imobiliários do Distrito Federal, determinando as correções que se fizerem necessárias;

II - supervisionar e planejar as atividades de gestão, conservação e manutenção, dos imóveis do patrimônio imobiliário do Distrito Federal;

III - promover a interação com os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Distrito Federal na gestão do patrimônio imobiliário;

IV - supervisionar a atualização do cadastro de imóveis para fins de gestão, conservação e manutenção;

V - promover a modernização da gestão do patrimônio imobiliário do Distrito Federal;

VI - supervisionar, no que couber, as atividades relativas à ocupação e utilização de imóveis do Distrito Federal,

VII - supervisionar as atividades relativas a locações de imóveis privados, cessões e concessões públicas de interesse do Distrito Federal;

VIII - propor normas e diretrizes, programas e ações para a gestão do patrimônio imobiliário, buscando a racionalização da utilização dos espaços e a adequada preservação das construções e dos terrenos, inclusive quanto a invasões e ocupações irregulares;

IX - promover e supervisionar as ações administrativas referentes às operações imobiliárias relativas às redistribuições, alienações e permutas de imóveis do Distrito Federal;

X - cumprir as decisões tomadas pela Unidade de Governança do Patrimônio imobiliário;

XI - promover a capacitação de recursos humanos para a gestão do patrimônio imobiliário, por meio de cursos a serem realizados pela UPI;

XII - desenvolver suas atividades em consonância com o subsistema de patrimônio;

XIII - adotar as providências necessárias ao adequado funcionamento da Unidade de Governança do Patrimônio Imobiliário, como preparar a pauta e redigir as atas das sessões.

Art. 7º A Comissão de Gestão de Patrimônio Imobiliário (CGPI) dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Distrito Federal terá competência para executar e operacionalizar a política de gestão patrimonial imobiliária do Distrito Federal, e é composta por:

I - Agente Setorial Patrimonial (Ordenador de Despesa), que a presidirá;

II - Agente responsável pelo patrimônio imobiliário (RPI);

III - Agente Responsável pela Manutenção Predial (RMP).

§ 1º O Agente Setorial Patrimonial será o Diretor de Administração Geral, ou equivalente, das unidades administrativas.

§ 2º O Agente Responsável pelo patrimônio imobiliário - RPI - deverá ser o servidor responsável pela gestão administrativa do patrimônio imobiliário.

§ 3º O Agente Responsável pela Manutenção Predial deverá ser servidor com formação em arquitetura ou engenharia civil, de preferência, lotado no órgão ou entidade.

§ 4º As Comissões de Gestão do Patrimônio Imobiliário devem ser nomeadas em até 60 dias após a publicação deste Decreto.

§ 5º As Comissões de Gestão do Patrimônio Imobiliário podem constituir/nomear subcomissões, formadas pelo RPI regional e o agente responsável pela manutenção predial regional, com o intuito de auxiliar as comissões quando a carga patrimonial exigir.

§ 6º O Agente Responsável pela Manutenção Predial poderá ser nomeado em mais de uma comissão e/ou subcomissão.

Art. 8º As Comissões de Gestão do Patrimônio Imobiliário ficarão sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão e sob a subordinação administrativa e controle hierárquico do Órgão ou entidade a que se vinculam.

Art. 9º A Unidade de Governança do Patrimônio Imobiliário (UGPI) poderá editar atos complementares relativos à execução deste Decreto.

Art. 10. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 11. Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 18 de dezembro de 2018.

131º da República e 59º de Brasília

RODRIGO ROLLEMBERG


Publicado em: 06/03/2019 - 11:18:48
Redação: Fabricio SantaOnLine
Fonte: www.santaonline.com.br
V: 303

DEIXE SEU COMENTÁRIO






MAIS NOTÍCIAS


Deputada Distrital de Santa Maria, Kelly Bolsonaro, assume no lugar de Daniel Donizet
A ex-candidata Kelly Bolsonaro (PSDB), de Santa Maria, é a mais nova deputada distrital do DF. Ela assumiu a cadeira deixada pelo deputado distrital Daniel Donizet, que assumiu a...
Publicado em 21/5/2019
CONFIRA AS FOTOS: Dia de Saúde na Drogaria São Rafael
Publicado em 21/5/2019


Confira as promoções do mês das mães da drogaria São Rafael



Secretaria de Educação entrega 72,4 mil livros didáticos
A Secretaria de Educação do Distrito Federal entregará 72.380 livros didáticos às escolas da Rede Distrital de Educação, atendendo demandas pelo materi...
Publicado em 21/5/2019
16° Baile Coisas do coração e Décadas Explosivas
Publicado em 21/5/2019


GDG Contabilidade, excelência em serviços contábeis



5° Lazer Solidario
Publicado em 20/5/2019
Reservatório de Santa Maria atinge sua capacidade máxima
O reservatório de Santa Maria atingiu 100% de sua capacidade neste domingo (19/5). Responsável pelo abastecimento da maior parte do Plano Piloto, Lago Sul e Paranoá, o reservat&oa...
Publicado em 20/5/2019


Responda e concorra: Qual a panificadora que vai te dar um Kit Festa grátis?
A panificadora Fino Sabor, em parceria com o site Achei Comércio,  vai te dar um Kit Festa totalmente grátis. O Kit festa que o vencedor receberá será composto de 0...



Empossados novos membros do Conselho Superior da FAPDF
Na tarde desta sexta-feira (17/05), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) empossou os novos membros do Conselho Superior em solenidade realizada no audit&oacu...
Publicado em 20/5/2019
Secretaria de Saúde nomeia 81 novos servidores
Para reforçar o atendimento na rede pública de saúde, foram nomeados, nesta sexta-feira (17), 81 profissionais de diversas especialidades, sendo 45 deles médicos. O refor&c...
Publicado em 20/5/2019


Precisando de um site? Criação de sites a partir de R$ 199,00



Reunião do Conselho de Segurança de Santa Maria no Residencial Ribeirão nesta quinta-feira
Publicado em 20/5/2019
Esse segredo é preciso contar - Campanha contra a exploração sexual infantil
Publicado em 20/5/2019


Responda e concorra: Qual a clínica que vai te dar uma sessão de Lipo sem Corte grátis?
No mês das mães, a clínica 5kg7dias vai te dar uma sessão de LIPO SEM CORTE grátis. A Lipo sem corte é um procedimento inovador e totalmente natural que lhe...



CONFIRA AS FOTOS: Churras da liderança no parque ecológico de Santa Maria
Publicado em 19/5/2019
NOTÍCIA E FOTOS: Mesa temática contra o abuso infantil na Escola Classe 203 de Santa Maria
Na última sexta-feira, dia 17 de maio, o Instituto Nacional da Criança, Adolescente e Idoso realizou uma Mesa Temática com autoridades na Escola Classe 203 de Santa Maria. O ...
Publicado em 19/5/2019


Sistema on-line de emissão de boletos bancários para pessoa física ou jurídica



CONFIRA AS FOTOS: Amaury Júnior no Recanto dos Amigos
Publicado em 19/5/2019
CONFIRA AS FOTOS: 3º Concurso O mais belo pet do Gama
Publicado em 19/5/2019


Quer aparecer entre os primeiros na pesquisa do google? A gente sabe como fazer isso!



Donizet assume a Administração do Gama e Kelly Bolsonaro vai para a CLDF
Publicado em 18/5/2019
Batalha de break da Santinha Edição de Maio
Publicado em 16/5/2019


Neste sábado tem Luiz Roberto ao vivo no Recanto dos Amigos, em Santa Maria
Neste sábado o encontro dos forrozeiros de Santa Maria e região já está marcado: Vai ser no Recanto dos Amigos, às 22 horas. A entrada para as mulheres está...



Dia do líder em Santa Maria será comemorado no auditório do Hospital Regional
O dia do líder comunitário em Santa Maria será comemorado no próximo dia 23 de maio, quinta-feira, no auditório do hospital da cidade, a partir das 19hs. O evento...
Publicado em 16/5/2019
Moradores se reunem com a CODHAB para falar sobre a regularização do Residencial Ribeirão
Moradores do residencial Ribeirão, de Santa Maria, se reuniram com o presidente da CODHAB, Wellington Luís, na tarde desta quinta-feira para tratar da regularização da loca...
Publicado em 16/5/2019


Responda e concorra: Qual empresa vai te dar um bolo caseiro grátis por semana?
A Casa do Bolo Caseiro vai te dar um bolo caseiro grátis por semana (é necessário fazer a nova inscrição a cada semana). O sorteio será realizado semp...



NOTÍCIA E FOTOS: Administração se reúne com lideranças e empresários para deliberar sobre o parque ecológico e a feira de Santa Maria
Em reunião realizada na última segunda-feira, dia 13 de maio, a Administração Regional de Santa Maria reuniu lideranças, empresários e a deputada Jaqueline Si...
Publicado em 16/5/2019
Projeto Nova Cidadania lança a Campanha do Agasalho 2019 em Santa Maria
Publicado em 16/5/2019


Cartões, panfletos, banners, adesivos, sites, flyer para redes sociais... Precisou de serviços gráficos é só nos contatar´



Aluga-se barraco na 202 i 22 de Santa Maria
Publicado em 16/5/2019
Contrata-se cozinheiro, chapeiro, barman e atendente em Santa Maria
Publicado em 16/5/2019


Inscrições abertas para o Baile de Debutantes do Gama
As inscrições para participar do Baile de Debutantes do Gama estão abertas.  O Baile de Debutante é um evento onde até 10 moças comemor...



Termina no domingo (19) inscrições para 2.400 vagas do IGESDF
Ao todo, as 2.420 vagas devem ser distribuídas em 40 funções. Por Kleber Karpov O GDF anunciou, por meio da Agência Brasília, que as inscrições pa...
Publicado em 16/5/2019
Fecomércio defende manutenção do FAC e diz que cancelamento prejudicará economia criativa do DF
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) defende a manutenção do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). ...
Publicado em 16/5/2019


Instalação de 492 canais de TV sem assinatura mensal - aproveite
Adquira já o seu receptor via Satélite e fique livre de faturas mensais para a assistir a mais de 490 canais. Como funciona: Adquira o aparelho, a instalação &eacut...



GDF PRESENTE CHEGA AO GAMA PARA AGILIZAR DEMANDAS DA CIDADE
16 máquinas serão utilizadas em ações de recuperação de asfalto, limpeza e recolhimento de entulhos Gama DF, 15/5/2019 – A solução...
Publicado em 15/5/2019
Dance Specialclass
Publicado em 15/5/2019


Confira as promoções do mês das mães da drogaria São Rafael



Iges-DF abre seleção com 2.420 vagas
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) abriu processo seletivo para preencher 2.420 vagas em mais de 40 cargos e formar cadastro de reserva. A a&...
Publicado em 15/5/2019
Suvaco de João
O bloco Suvaco da Asa, folia cativa do carnaval brasiliense que completa 15 anos em 2020, promove sua versão junina. O Suvaco de João, nos moldes das típicas festas de P...
Publicado em 15/5/2019


GDG Contabilidade, excelência em serviços contábeis



Procura-se motorista que atropelou idoso na BR-040
A família do Sr. Alcino, de 60 anos, está à procura do motorista que atropelou e matou o idoso na noite do último domingo, dia 12 de maio. O acidente aconteceu entre&nbs...
Publicado em 15/5/2019
Administração de Santa Maria passa a atender também no horário de almoço
Com o objetivo de oferecer maior comodidade à população, bem como dar mais celeridade às demandas, a Administração Regional de Santa Maria passou a atend...
Publicado em 14/5/2019


Responda e concorra: Qual a panificadora que vai te dar um Kit Festa grátis?
A panificadora Fino Sabor, em parceria com o site Achei Comércio,  vai te dar um Kit Festa totalmente grátis. O Kit festa que o vencedor receberá será composto de 0...



www.santaonline.com.br |