MILA PETRILLO

Depois do grande sucesso da exposição “Momento em Movimento”, realizada durante o 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, a fotógrafa Mila Petrillo se prepara agora para o lançamento da segunda parte de seu projeto Por outras lentes: a exposição “Ato – teatro e dança por Mila Petrillo”. Em cartaz a partir de 16 de abril, na Galeria Acervo do Museu Nacional Honestino Guimarães, a mostra conta com curadoria de Carmem Moretzsohn e expografia assinada pelo artista plástico, jornalista e escritor, Bené Fonteles, e marca também o lançamento de livro homônimo ao projeto.



 



Lançado em setembro do último ano, o projeto tem como objetivo recuperar e digitalizar cerca de 10 mil imagens do acervo pessoal de Mila Petrillo. A primeira exposição, com fotos de momentos marcantes do FBCB, somou-se à última edição do festival tornando a área externa do Cine Brasília um grande telão para as valiosas memórias registradas pela artista.



 



Desta vez são momentos e artistas dos palcos do Distrito Federal que ganham holofotes. Em “Ato – teatro e dança por Mila Petrillo”, imagens marcantes das artes cênicas ganharão vida nas paredes do Museu Nacional em diversos formatos. É uma exposição que retrata a produção cênica de Brasília do período de 1985 até o ano 2000 – espetáculos que, inevitavelmente, refletiam momentos político-sociais intensos no Brasil – pelas lentes de Mila, relembrando algumas das montagens e dos personagens marcantes para a cena de Brasília. Segundo a curadora, Carmem Moretzsohn, as fotos foram cuidadosamente selecionadas e têm como objetivo levar ao público um pouco da emoção expressada por cada artista.



 



“O grande barato da Mila é ter um cuidado com a composição da luz e com o desenho da foto. Ela consegue captar o movimento muito bem. Eu quis pegar fotos que valorizassem esse talento de captar a emoção da cena. É uma emoção carne viva, sem filtro. Ela procura a expressão pura do ator/bailarino em cena para registrar e isso é um grande diferencial”, reforça.



 



Além da exposição, o projeto também prevê o lançamento de um livro, que acontecerá no dia 17 de maio. O livro contará com muitas das imagens recuperadas e digitalizadas pelo projeto e textos do jornalista e escritor Severino Francisco e poderá ser adquirido no lançamento.



 



A exposição, que conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, será aberta no dia 16 de abril, às 19h, no Museu Nacional e seguirá em cartaz até 30 de junho. A visitação será de terça a domingo, das 9h às 18h30. Pessoas com deficiência terão auxílio de intérpretes de LIBRAS e de audiodescrição.



 



 



Sobre Mila Petrillo



 



Mila Petrillo fotografa profissionalmente desde 1978, tendo passado pelas áreas da fotografia de cena para cinema, reprodução de obras de arte, publicidade e fotojornalismo, especialmente na área cultural e social. Em sua carreira, já realizou 32 exposições individuais, publicou três livros e participou de outros 17, além de somar diversos prêmios.



 



Fotografou para o Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Folha de São Paulo, revista Veja, Isto é, Marie Claire, Vogue, Elle, Globo Rural, Revista Educação, Revista Nova Escola entre outros veículos de comunicação. Suas fotos ilustram os relatórios sociais de instituições como UNICEF, UNESCO, USAID, BID, UNFPA, BNDES, Fundação AVINA, Petrobras entre outros.



 



Desde 1985, Mila fotografa os povos indígenas, tendo um vínculo forte com o Comitê intertribal. Registrou momentos importantes culturais, religiosos e políticos, tais como o Quarup no Xingu, manifestações por direitos no Rio de Janeiro, Brasília e outros. Foi fotógrafa oficial e fez exposições na Aldeia Karioca durante a Rio 92 e a Rio + 20. Também fotografou os jogos indígenas na Rio +20.





 



Serviço



 



Exposição "Ato – teatro e dança por Mila Petrillo"



Quando: entre 17 de abril a 30 de junho de 2019



Onde: Galeria Acervo – Museu Nacional Honestino Guimarães



Visitação: terça a domingo, das 9h às 18h30



Coquetel de abertura: 16 de abril, às 19h



Informações: 3325 6410



 



Lançamento do Livro “Por outras lentes”



Quando: 17 de maio, às 19h



Onde: Galeria Acervo – Museu Nacional Honestino Guimarães



Publicado em: 15/03/2019 - 09:06:29
Redação: Fabricio SantaOnLine
Fonte: www.santaonline.com.br
Visualizações: 13670


Ir para a listagem de noticia