ASSOCIAÇÃO DE RECICLAGEM DE ELETRÔNICOS DE SANTA MARIA É EXPULSA DO SEU ESPAÇO DE TRABALHO

Uma associação que trabalha com reciclagem de materiais eletrônicos em Santa Maria (RECICLATECH) está correndo um sério risco de perder o espaço onde desenvolve seus trabalhos.

A confusão de fato teve início na última segunda-feira, dia 1 de março, quando diretores da associação responsável pelo espaço - COONTRAEMPO (Associação Comunitária Multidisciplinar de Formação Técnica e Empreendedorismo Popular do Distrito Federal e Entorno) foram até o local reivindicar a propriedade. Segundo os diretores, o espaço foi cedido para que o Sr. Wellington Andrade, presidente da Reciclatech, desenvolve-se as atividades do seu projeto, mas, segundo eles, a Reciclatech não apresentou resultados satisfatórios, por isso a associação decidiu solicitar o espaço novamente. Na ação, a Polícia Militar teve que ser acionada para acalmar os ânimos. No decorrer da confusão, os diretores da COOTRAEMPO (Odvan e Pedro Rodrigues) não permitiram mais que o presidente da Reciclatech adentrasse o espaço do seu laboratório

A COOTRAEMPO fica localizada na CL 317 conjunto AB lote AE, próximo à escola 417, em Santa Maria Norte.

O QUE É A RECICLATECH?
A Organização Não Governamental Reciclatech trabalha com a reciclagem de materiais eletrônicos. Segundo o diretor Wellington, no laboratório eles recuperam os itens ou reutilizam para criar novos produtos com tecnologia reciclada. Com o objetivo de educar e socializa-los, jovens e adultos também são envolvidos nas atividades. Com uma visão inovadora, a Reciclatech iniciou a montagem de um laboratório de informática feito de sucatas de computadores. O laboratório tem por objetivo ensinar à comunidade a utilizar o computador bem como a fazer manutenções em sua estrutura. Wellington apresentou ainda uma estação de computador que já está concluída e que serve para ensinar jovens a trabalhar com edição de áudios. “No geral, nossa ideia é recuperar tudo que for possível e criar novos produtos recicláveis com esses materiais”, disse o diretor. “Conscientizar jovens e envolve-los nessas atividades também são objetivos do projeto”, acrescentou.

COLETA DE MATERIAL RECICLÁVEL
Um importante serviço prestado pela Organização é a coleta de materiais eletrônicos, que muitas vezes são descartados de forma incorreta na natureza. Celular velho, carcaça de televisão antiga, baterias/pilhas descarregadas e demais lixos eletrônicos são recebidos e reciclados pela Organização.

ESPAÇO CEDIDO
Segundo o presidente da Reciclatech, há nove meses houve um acordo verbal com a presidente da COOTRAEMPO (Sra Neusa) para a utilização do espaço, onde ele passaria a guardar o seu material e executaria atividades voltadas para a comunidade. Porém, os diretores alegam que o espaço que ele deveria utilizar era uma sala mais ao fundo, o que não estava acontecendo de fato. Segundo os diretores, o espaço passou a ser todo ocupado de forma não consentida.

FALTA DE APOIO
Wellington diz que tudo que conseguiu até agora foi com muito sacrifício e pouco apoio, o que resulta em uma abrangência menor do projeto. “Nesses primeiros meses temos nos articulado em busca de apoio, mas isso é sempre uma questão muito complexa. Porém, mesmo sem o devido apoio, temos avançado e conquistado algum espaço”, explicou. “Com a pouca estrutura e a falta de apoio, considero que já consegui avançar muito mais do que muitas  instituições que estão paradas há anos na cidade”, completou.

APOIO
Segundo Wellington, a Reciclatech está buscando apoio junto à embaixada do México. “Nós estamos em negociação com a embaixada do México e estamos com ótimas expectativas. Tudo indica que nos próximos meses iriamos iniciar uma reforma no espaço bancada por eles”, explicou.

A RETIRADA ARBITRÁRIA
Segundo o presidente da Reciclatech, a forma arbitrária como está acontecendo essa retomada do espaço não condiz com a parceria que foi formada há cerca de 9 meses atrás. “O espaço foi cedido de forma amigável pela presidente da COOTRAEMPO (Sra Neusa) para que eu desenvolvesse as atividades, mas agora os diretores querem tomar de forma arbitrária”, disse o presidente. “Aqui nós desenvolvemos atividades de suma importância para nossa comunidade, por isso é justo que continuemos utilizando o espaço”, disse. “Não é justo que nosso trabalho seja encerrado dessa forma”, concluiu.

OS DIRETORES
Segundo informações dos diretores da COOTRAEMPO, o espaço foi cedido de forma verbal e sem o consentimento deles, tendo sido decidido apenas por parte da direção sem uma reunião ou algo mais formal. Mesmo assim, eles informam que aceitaram a decisão e respeitaram o prazo para que a Reciclatech apresentasse resultados, mas, segundo eles, não foram apresentados resultados que justificasse a permanência.

NOVA FINALIDADE
Ainda segundo os diretores, o espaço está sendo retomado porque abrigará um novo projeto nos próximos dias. O projeto deve envolver cursos para mulheres e oficinas de reformas de cadeiras-de-roda, entre outros.

PRAZO
Também segundo os diretores, a Reciclatech foi avisada da nova decisão, tomada de forma coletiva pela COOTRAEMPO. Dessa forma a Organização teve até o dia 30 de março para desocupar o local. Em uma nova reunião, realizada na última quarta-feira, a COOTRAEMPO manteve a decisão de retirar a Reciclatech do local e estendeu por mais 15 dias o prazo para que ela retirasse seus pertences.

A PERCA
Com a chegada ou não de um novo projeto no espaço, o certo é que Santa Maria perde muito com a possível extinção de um projeto que pode ser considerado referência nacional devido à missão de reciclar materiais eletrônicos.


Publicado em: 03/04/2019 - 20:52:14
Redação: Fabricio SantaOnLine
Fonte: www.santaonline.com.br
Visualizações: 5222
Confira as fotos abaixo












Ir para a listagem de noticia