Como fazer o DF subir no ranking de competitividade dos estados?

GDF elenca sete propósitos para, dentro do Plano Estratégico 2019-2023, conseguir tal feito e, assim, transformar a economia da capital da República

O Governo do Distrito Federal deu mais um passo importante para movimentar a economia e modernizar a cidade: o Plano Estratégico do DF (PEDF), lançado na quinta-feira (30),  conjunto de projeções e objetivos para os próximos 41 anos da capital. Dentro dele, uma ‘batalha”: melhorar o posicionamento do DF no ranking de competitividade dos estados.

A missão está sob o guarda-chuva de diferentes áreas e pastas do governo local, como Fazenda, Trabalho, Turismo, Cultura e Economia Criativa, Esporte e Lazer,  Ciência, Tecnologia e Inovação, Agricultura, Desenvolvimento Econômico, entre outras.

E como atingir esses e outros objetivos do PEDF? O governador Ibaneis Rocha diz que “o espírito pioneiro do fundador, Juscelino Kubitschek, aliado ao incansável trabalho dos que ergueram Brasília a partir do zero e em apenas 1.000 dias deve ser a inspiração, a orientação”.

 

Emprego e renda

Os atuais 337 mil desempregados do Distrito Federal preocupam o Executivo, que decidiu criar o Comitê de Apoio à Geração de Emprego e Renda. O objetivo do Comitê é discutir, acompanhar ações e apresentar proposições relacionadas à criação e implantação de políticas públicas relacionadas ao tema.

Em abril, por exemplo, o governador Ibaneis Rocha lançou o decreto Emprega DF, com uma série de benefícios fiscais e financeiros. A legislação utilizada nesse decreto tem como base a aplicada em Mato Grosso do Sul (Lei Complementar 93/2001 e Lei 4.049) e alcança os setores de indústria e comércio.

O texto traz soluções para a qualificação profissional, diversificação da economia, desenvolvimento integrado e geração de novas tecnologias e busca de novos mercados nacionais e internacionais.  

Economicamente, o Emprega DF propõe a instalação e ampliação de empresas, bem como a diversificação e realocação no mercado.  

Outra ação concretizada nesse escopo é a de retirar das empresas optantes do Simples Nacional a cobrança do diferencial de alíquota (Difal) sobre o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

A desoneração do Difal faz com que empreendedores paguem um valor menor na aquisição de produtos. Antes da sanção do fim da Difal, eles desembolsavam 5% de ICMS sobre o valor da nota fiscal de entrada gerada a partir de uma compra interestadual.

O governo local também assinou um protocolo de intenções para que a líder do ramo farmacêutico no Brasil, a EMS S/A, instale fábrica no Polo de Desenvolvimento JK, em Santa Maria. A medida vai gerar 300 empregos diretos e outros milhares de forma indireta. O acordo conta com uma série de benefícios à empresa e faz parte do plano de atrair grandes grupos para o DF.

 

Conectividade

O GDF tem trabalhado para estar entre as 10 cidades mais conectadas do país. Na visão do governo, uma cidade mais moderna e interligada reduz custos e permite uma evolução mais rápida.

Embora recente, o conceito de smart city – pessoas e sistemas interagindo pelo desenvolvimento econômico e melhoria na qualidade de vida – é um dos pilares da atual gestão. A pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação promoveu medidas para fazer o DF subir no ranking.

Uma delas é o Wi-Fi social, que permite conexão gratuita de internet em pontos da cidade. Locais de grande circulação, as feiras de Ceilândia e Vicente Pires estão com o projeto funcionando.

O uso de veículos elétricos compartilhados sairá do papel em breve, melhorando a mobilidade urbana e a sustentabilidade, gerando economia aos cofres públicos.

 

Visibilidade

Ações conjuntas das área de Turismo e Cultura têm dado visibilidade para Brasília. O acordo de stopover com a companhia aérea portuguesa TAP permitirá o aumento do fluxo de turistas na capital, a partir de Lisboa, uma das cidades mais requisitadas do Velho Continente.

Nesse sentido, Brasília (206º) quer melhorar a posição no ranking das cidades que recebem eventos internacionais, medido pela International Congress and Convention Association (ICCA).

Para estar entre as três, será necessário superar Florianópolis (177º) e Foz do Iguaçu (177º), que estão abaixo apenas, entre as cidades brasileiras, de São Paulo (43º) e Rio de Janeiro (48º), em números divulgados em 2018.

Para se chegar a essa meta, as secretarias de Turismo e Cultura têm atuado na promoção de grandes eventos.

É certo que, em 2021, Brasília sediará a 35ª Assembleia-Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA). No ano seguinte, será a Capital Ibero-americana da Cultura, selecionada pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (Ucci).

 

Agronegócio

No ramo do agronegócio, o GDF zerou a carga tributária em cinco operações, dando condições dos produtores do DF concorrerem em condições de igualdade com estados vizinhos.

Ficarão isentas de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) as atividades de saída de flores utilizadas na alimentação humana e frutas frescas; a saída interna de animais — bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos — destinados a cria, recria ou engorda; a saída interna de animais silvestres; a saída interna ou interestadual de peixes criados no DF; e a entrada de tratores agrícolas e colheitadeiras do exterior.

O sucesso da AgroBrasília, maior feira do ramo no Centro-Oeste, também motiva os empresários e produtores da região.

Ao mesmo tempo, Brasília trabalha em parceria com a Turquia para a exportação de frutas tropicais brasileiras. Aliança que está adiantada.

O cuidado com a área rural, por meio do programa SOS DF Rural, deu uma atenção necessária ao setor com a manutenção de estradas não pavimentadas, recolhimento de lixo. Intervenções que mostram a preocupação do Executivo com o setor.

O governador Ibaneis Rocha também assinou a concessão da área do Parque Granja do Torto ao Serviço Social Autônomo Parque Granja do Torto.

Com o documento será possível fazer a revitalização do local, a construção de pavilhões e do centro de genética equina. A parceria significa um investimento de R$ 90 milhões dentro do parque.

 

Eventos esportivos

Com uma rede hoteleira e logística favoráveis, Brasília tem tudo para voltar a receber eventos esportivos de grande porte.

Para tal, estão em andamento processos de parceria público-privada para a concessão de importantes praças esportivas. A do ArenaPlex, que abrange  o estádio Mané Garrincha, o ginásio Nilson Nelson e o complexo aquático Cláudio Coutinho, e também do Autódromo Internacional Nelson Piquet. Ambos os procedimentos são tocados pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).

O plano de ceder esses espaços para o setor privado tem o objetivo de dar o correto uso dos equipamentos diante de recursos escassos da administração pública.

 

 


Publicado em: 05/06/2019 - 11:56:58
Redação: Fabricio SantaOnLine
Fonte: www.santaonline.com.br
V: 492

DEIXE SEU COMENTÁRIO






MAIS NOTÍCIAS


Força-tarefa da Saúde possibilita melhor atendimento à população do DF
Nos primeiros 180 dias de governo, 31.162 pessoas conseguiram fazer cirurgias. Cerca de 13.557 pacientes saíram das filas de espera por cirurgias eletivas e outros 16.889 foram atendidos em reg...
Publicado em 12/7/2019
Projeto de Reforma Nossa Praça, Nossa Gente
Publicado em 11/7/2019


Medicamento e perfumaria é na Drogaria Social



Supervisores do BID aprovam andamento de obras do Procidades
Visita serviu para identificar possíveis impactos sociais e ambientais em obras de infraestrutura nas ADEs de Ceilândia, Santa Maria e Gama Supervisores do Banco Interamericano de Dese...
Publicado em 11/7/2019
Número de vagas do serviço de home care será ampliado pela Secretaria de Saúde
Disponibilidade para tratamento em casa subiu de 50 pacientes para 80 – e deve chegar a 100 até o final do ano. Mas há critérios rígidos para esse tipo de cuidado ...
Publicado em 11/7/2019


Cartões, panfletos, banners, adesivos, sites, flyer para redes sociais... Precisou de serviços gráficos é só nos contatar´



CONFIRA AS FOTOS: Batalha da Santinha
Publicado em 8/7/2019
Amado Batista
Publicado em 5/7/2019


CT Contabilidade - Serviços de contabilidade tributária em geral



Força-tarefa na Saúde reduz filas de cirurgias, contrata servidor e equilibra contas
Duas operações médicas surpreenderam o país. Mais de 2,4 mil profissionais foram nomeados. UBSs foram abertas, prédios foram reformados Diz a Constituiç&at...
Publicado em 5/7/2019
CONFIRA AS FOTOS: Zezo de Fortaleza no Recanto dos Amigos
Publicado em 1/7/2019


Dj, som, iluminação, telão e estrutura



CONFIRA AS FOTOS: 3º Treinão Corsam DF
Publicado em 21/6/2019
CONFIRA AS FOTOS: Festival Hard Chaos de Punk Rock no Gama
Publicado em 10/6/2019


Coloque sua empresa no google maps com fotos 360 graus
Anuncie sua empresa no google maps com fotos que mostram o interior da sua loja com o se o cliente estivesse lá. ...



CONFIRA AS FOTOS: Niver do Dubão
Publicado em 9/6/2019
CONFIRA AS FOTOS: Enxoval Social Mão Amiga
Publicado em 27/5/2019


Ótica Liberty - Lentes e armações - Qualidade e eficiência para a sua visão



CONFIRA AS FOTOS: Dia de Saúde na Drogaria São Rafael
Publicado em 21/5/2019
Esse segredo é preciso contar - Campanha contra a exploração sexual infantil
Publicado em 20/5/2019


Instalação de 492 canais de TV sem assinatura mensal - aproveite
Adquira já o seu receptor via Satélite e fique livre de faturas mensais para a assistir a mais de 490 canais. Como funciona: Adquira o aparelho, a instalação &eacut...



CONFIRA AS FOTOS: Churras da liderança no parque ecológico de Santa Maria
Publicado em 19/5/2019
CONFIRA AS FOTOS: Amaury Júnior no Recanto dos Amigos
Publicado em 19/5/2019


Inscrições abertas para o Baile de Debutantes do Gama
Atenção! Essa vai para as moças que vão completar seus 15 anos nos próximos meses ou que completaram recentemente: As inscrições para participar d...



CONFIRA AS FOTOS: 3º Concurso O mais belo pet do Gama
Publicado em 19/5/2019
CONFIRA AS FOTOS: Batalha de break da Santinha
Publicado em 13/5/2019


Clínica de saúde popular iniciará atividades em Santa Maria nos próximos dias
Nos próximos dias a comunidade de Santa Maria passará a contar com uma nova estrutura de saúde, mas desta vez com preços populares. Essa é a proposta da Clíni...



CONFIRA AS FOTOS: Comemoração do Dia das Mães Realizado pela Administração do Gama
Publicado em 11/5/2019
CONFIRA AS FOTOS: Ação Social em Comemoração do Dia das Mães na Associação Atlética de Santa Maria
Publicado em 11/5/2019


Quer aparecer entre os primeiros na pesquisa do google? A gente sabe como fazer isso!



CONFIRA AS FOTOS: Comemoração do Dia do Líder Comunitário na Câmara Municipal do Novo Gama
Publicado em 11/5/2019
CONFIRA AS FOTOS: Batalha da Santinha edição de maio
Publicado em 11/5/2019


Sistema on-line de emissão de boletos bancários para pessoa física ou jurídica



CONFIRA AS FOTOS: Exposição de artesanato no Shopping de Santa Maria
Publicado em 11/5/2019
CONFIRA AS FOTOS: Café da manhã das Mulheres Empreendedoras em homenagem ao Dia das Mães
Publicado em 11/5/2019


Lugar de comprar barato é na Drogaria São Rafael



CONFIRA AS FOTOS: Show do Léo Magalhães no Bakuk
Publicado em 11/5/2019
CONFIRA AS FOTOS: Atividade Pedagógica no CAIC de Santa Maria Norte
Publicado em 9/5/2019


Opção de lazer e turismo rural em Santa Maria: Solar da Águia
O Solar da Águia e um empreendimento voltado para o lazer e turismo rural que fica localizado na área alpha da Marinha, em Santa Maria. O empreendimento é uma ótima op&c...



Administração de Santa Maria promove campanha do agasalho
Publicado em 1/5/2019
Marcelo D2, Far From Alaska e Jimmy & Rats estão entre as novas atrações anunciadas pelo Porão do Rock 2019
Ingressos para o festival estão disponíveis no Sympla com valores a partir de R$ 50   Entre os artistas confirmados até agora estão Nuclear Assault (EUA), Demob ...
Publicado em 23/4/2019


Precisando de um site? Criação de sites a partir de R$ 199,00



CONFIRA AS FOTOS: IV CAVALGADA DO ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA
Publicado em 22/4/2019
CONFIRA AS FOTOS: Show da Joelma no Rancho Uirapuru - Gama
Publicado em 22/4/2019


Contec Contabilidade e assessoria financeira



Empresa oferece serviços de criação de site por apenas R$ 199,00
Em tempos onde tudo é compartilhado na internet, ter um site faz toda a diferença para as empresas. E é justamente pensando nisso que a empresa AcheiComercio está ofer...
Publicado em 20/4/2019
CONFIRA AS FOTOS: 5ª Conferencia da Região Sul (Gama Santa Maria)
Publicado em 8/4/2019


Criação de sites empresariais a partir de R$ 199,00



CONFIRA AS FOTOS: Final do Campeonato de Aniversário de Santa Maria - Juventus x Aliança
Publicado em 2/4/2019
CONFIRA AS FOTOS: Batalha da Santinha
Publicado em 31/3/2019


Clever Segurança Eletrônica



Operação tapa-buraco de fim de semana em Santa Maria
Dando continuidade aos trabalhos da operação tapa-buraco, a Administração Regional de Santa Maria, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), realizaram m...
Publicado em 23/3/2019
CONFIRA AS FOTOS: Encontro de amigos do Cantor Amaury Júnior
Publicado em 7/3/2019


Lugar de comprar barato é na Drogaria São Rafael



CONFIRA AS FOTOS: Gamadinho 2019
Publicado em 6/3/2019
CONFIRA AS FOTOS: Lançamento do projeto Ano Todo Amarelo (Associação Mão Amiga)
Publicado em 28/2/2019


Clínica de saúde popular iniciará atividades em Santa Maria nos próximos dias
Nos próximos dias a comunidade de Santa Maria passará a contar com uma nova estrutura de saúde, mas desta vez com preços populares. Essa é a proposta da Clíni...



CONFIRA AS FOTOS: Batalha da Santinha vs Pedrega Flow
Publicado em 24/2/2019
CONFIRA AS FOTOS: Almoço Social Kalango Azul
Publicado em 24/2/2019


Opção de lazer e turismo rural em Santa Maria: Solar da Águia
O Solar da Águia e um empreendimento voltado para o lazer e turismo rural que fica localizado na área alpha da Marinha, em Santa Maria. O empreendimento é uma ótima op&c...



www.santaonline.com.br |